Na sexta-feira (11.10), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou de uma operação simulada de combate a incêndio na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), no município de Angra dos Reis. O treinamento contou com a participação de militares do DBM 3/10 – Frade e DBM 1/26 – Mambucaba, além de funcionários da Eletronuclear e da brigada de incêndio da CNAAA, onde ficam as usinas Angra 1, 2 e 3.
O simulado teve como objetivo treinar a conduta de entrada em área controlada, incluindo o uso de dosímetros pelas guarnições ao chegar ao local. A operação envolveu a simulação de combate a incêndio e o resgate de duas vítimas, seguindo os protocolos de segurança específicos em área nuclear.
Outro foco importante foi a interação entre as equipes de combate a incêndio, socorro de emergência e proteção radiológica, visando aperfeiçoar as ações conjuntas futuras e garantir a eficiência e a segurança durante uma eventual ocorrência real.
O treinamento faz parte de uma rotina semestral, essencial para manter as equipes preparadas para atuar em situações de emergência na Central Nuclear, assegurando a proteção da área e da população local.