Formatura aconteceu no Complexo de Ensino Coronel Sarnento, em Guadalupe
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, no dia 5 de maio, no Complexo de Ensino Coronel Sarnento, em Guadalupe, a solenidade de formatura dos alunos do Curso de Formação de Soldados Combatentes de 2021.
Durante sete meses de treinamentos intensivos, de estudos técnicos e teóricos, os formandos tiveram a oportunidade de realizar estágios práticos, supervisionados in loco, no cenário das tragédias que atingiram Petrópolis, Paraty e Angra dos Reis nos primeiros quatro meses deste ano, além de experimentar diversas outras situações reais.
O tenente-coronel Jorge Luiz Carvalho Almeida, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), destacou a importância da formação emocional, do conhecimento técnico e da habilidade prática na atuação do bombeiro militar, ressaltando que o objetivo da capacitação, muitas vezes dura e exigente, é deixá-los preparados para realizarem suas missões.
– Hoje, tenho orgulho de dizer que confio em todos os senhores. Isso se deve não apenas ao trabalho de nossos instrutores no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, mas principalmente, ao esforço e dedicação de cada um. Vocês se empenharam e entenderam o quanto valorosa é a nossa profissão. Parabéns a todos os novos bombeiros militares e aos seus familiares pelo apoio, paciência e compreensão – afirmou o oficial, em sua fala durante a cerimônia.
O Curso de Formação de Praças tem como objetivo capacitar soldados combatentes para o CBMERJ, preparando-os moral, intelectual e fisicamente para o desempenho de suas funções. Para o diretor-geral de Ensino e Instrução da corporação, coronel Demétrio Saldanha, todos os formandos merecem esse reconhecimento, pois passaram por treinamentos rigorosos e mostraram que estão aptos para serem bombeiros militares e trabalharem em prol da sociedade.
– Os senhores vão acordar na madrugada e salvar vidas, sem lembrar os nomes destas pessoas. Estarão de lama até os joelhos, retirando pessoas dos escombros que vocês nem saberão quem são, mas os senhores o farão. Estarão em locais longínquos do estado, trabalhando no sol e na chuva, muitas vezes em lugares onde nenhum homem consegue chegar, mas vocês estarão lá, cumprindo sua missão. E ao final do dia, voltarão para suas casas com a satisfação do dever cumprido e com esperança de um novo dia. Bombeiros são assim. Estão onde homens comuns nunca estão. É assim que somos e, por isso, somos diferenciados quando usamos essa farda – destacou o coronel Saldanha.