Ministrado pela SENASP, o Corpo de Bombeiros RJ é a primeira instituição do país a realizar o curso in loco
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) iniciou, nesta terça-feira (07.06), na Escola Superior do Corpo de Bombeiros Militar (ESCBM), o curso “Sistema de Gestão: Implementação da Norma ABNT NBR ISO 9001”, ministrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. Ela incentiva a melhoria dos seus processos por meio da aplicação de importantes requisitos como: planejamento das atividades, definição de metas, implementação de planos de ação e relacionamento com a sociedade, fornecedores e colaboradores.
– O curso foi uma iniciativa da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Defesa Civil e da Assessoria de Controle Interno da instituição que viabilizaram sua realização. Nossa meta é aplicar os conceitos de qualidade, do planejamento a execução do orçamento, passando por toda a estrutura do CBMERJ, afirmou o tenente-coronel Leandro Greco, assessor-chefe da Assessoria de Planejamento da SEDEC
O CBMERJ é a primeira instituição a receber in loco a instrução, pois desde 2019, quando foi implementada, as atividades sempre aconteceram em Brasília. Com três dias de duração, o curso, ministrado pelo coordenador de Normatização e Metrologia (CNM) da Diretoria de Políticas de Segurança Pública da SENASP, Fabio Ferreira Real, é dividido em três módulos e reúne uma equipe multidisciplinar formada por 26 militares de diferentes seções e diretorias da instituição.
Segundo Fábio Real, durante o período serão analisadas as metodologias de avaliação das necessidades específicas do CBMERJ e sua aplicabilidade. O objetivo do treinamento é tornar todos capazes de normatizar (criar normas) e normalizar (tornar comum) os processos estabelecidos.
– Todos devem estar envolvidos e comprometidos, uma vez que o sistema de gestão tem por objetivo estabelecer, consistentemente, procedimentos sistematizados para atender às necessidades de acordo com os obstáculos que vão surgindo, além de garantir a permanência da produção com a qualidade assegurada. O Sistema de Gestão da Qualidade nada mais é do que o entendimento das normas de qualidade e sua aplicação no dia a dia da corporação – explicou o coordenador da SENASP.
Convidado para abrir os trabalhos no primeiro dia de treinamento, o secretário chefe do Estado-Maior, coronel Marcus Belchior, destacou o processo de transformação que está sendo implementado na gestão da corporação:
– O bombeiro militar exerce uma atividade plural que abrange muitas áreas e, por isso mesmo, precisamos normatizar nossas funções para que possamos fazer uma administração por competência. E com isso, qualificar as funções necessárias para prestar o melhor atendimento possível para a população fluminense. O objetivo é que nossos profissionais estejam aptos para interpretar os requisitos normativos para implementar, avaliar e retroalimentar sistemas de gestão da qualidade e suas práticas e métodos. Estamos em busca da melhoria contínua de todos os processos para aumentar a produtividade e o desempenho, reduzindo custos e tempo para realizar as atividades, além de provocar um maior envolvimento de todos – afirmou o coronel Belchior.