Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

CBMERJ relembra Ilha do Braço Forte nos 70 anos da tragédia

Foram feitas cerimônias no local da fatalidade e em cada grupamento de bombeiro militar 

Nesta terça-feira, como em todo 07 de maio, é dia de relembrar os verdadeiros heróis que atuaram na Tragédia da Ilha do Braço Forte, em 1954. Na época, 17 bombeiros morreram enquanto lutavam contra um grande incêndio e buscavam vítimas e sobreviventes. ⁣
 

A data da tragédia se transformou em um marco simbólico que homenageia todos os militares que perderam suas vidas lutando por outras. ⁣Este dia também faz com que os nossos bombeiros reflitam sobre suas funções e o comprometimento em suas ações. ⁣

– Há 70 anos, 17 bravos bombeiros militares, que no cumprimento do seu dever, ofereceram suas vidas. Os combatentes do Braço Forte são exemplos para a nossa corporação. – declarou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Diretoria-Geral de Ensino e Instrução presta homenagem aos bombeiros militares falecidos em serviço
 A DGEI – Diretoria-Geral de Ensino e Instrução realizadou uma solenidade em homenagem aos heróis da Ilha do Braço Forte e a todos os bombeiros militares tombados em serviço.  
 
A cerimônia contou com a presença dos efetivos dos estabelecimentos de ensino da Corporação, com participação dos sargentos músicos recém-integrados.
 
O evento marcado pela memória de uma tragédia, relembra o grave acidente que vitimou 17 bombeiros militares há setenta anos, na Ilha do Braço Forte, Baía de Guanabara. 
 
A ocorrência marcou para sempre a história do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo relembrada anualmente em homenagem a todos bombeiros que perderam suas vidas no cumprimento do dever.
 
– Ocorrências com bombeiros são simbólicas, mas trabalhamos duro para que não sejamos lembrados somente por causa de tragédias.”, declarou o Diretor-Geral de Ensino e Instrução, coronel Albino.
 
Veja abaixo a lista dos 17 heróis da Ilha do Braço Forte
 
Major Gabriel da Silva Telles 
Tenente Washington de Souza Lima 
Sgt 295 Edgar de Barros Lima
CB 1077 Epitácio Costa
CB 1131 Manoel Antônio Peçanha
SD 35 Cláudio de Souza
SD 82 Amâncio da Silva
SD 92 Antônio Pereira Brasil
SD 197 Jorge dos Santos Sant’anna
SD 316 Thomaz da Silva Rufino
SD 478 Manoel Gomez da Cruz
SD 507 José Edson Vilela 
SD 643 Orlando Xavier da Costa
SD 956 Antônio Cezário 
SD 985 Mozart Nery Bacellar
SD 1032 Júlio José Martins Rosa 
SD 1067 Walter Mário Cardoso
 
Sobreviveram milagrosamente, também dignificando nossa corporação com o seu heroísmo os seguintes bombeiros: Ten. Cel Rufino Coelho Barbosa, 1º Ten. Méd. Juergueps da Assumpção Barbosa, 1º Sgt Mot 696 Djalma Mendes Pereira, CB Mot 30 Eneas João de Souza e SD 449 Juppe da Silva.

CBMERJ relembra Ilha do Braço Forte nos 70 anos da tragédia
Pular para o conteúdo