Comemoração do aniversário de 162 anos do Corpo de Bombeiros do Rio foi realizada nesta quarta-feira (04.07)

Quartel Central sediou evento de celebração com concerto da Banda Sinfônica e simulado de salvamentos

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) completou 162 anos na segunda-feira (02.07). Neste dia, também é celebrado o Dia do Bombeiro. Para comemorar a data, nesta quarta-feira (04.07), o Quartel Central sediou uma grande festa. O Casarão Vermelho foi palco de exibições musicais da Banda Sinfônica da corporação e de simulados de salvamentos. O evento foi aberto ao público.

Apesar de estar ligada, indiscutivelmente, ao combate às chamas, a profissão de bombeiro requer capacitação para outras atribuições. A demonstração profissional abordou essa diversidade de atividades. Foram exibidos exercícios que fazem parte da rotina diária de ocorrências da corporação, como rapel, plano inclinado, escalada da torre, descida invertida, atividades subaquáticas no tanque em chamas, simulado de extinção de incêndio e de atendimentos pré-hospitalares com motos e ambulâncias.

– Hoje, estamos aqui para comemorar os anos de glória da corporação.  Temos uma grande responsabilidade em manter o nível de reconhecimento que vem das gerações passadas. É um desafio diário. O nosso compromisso é sempre manter o atendimento de excelência. Afinal, só para ilustrar, são 40 chamados por hora, quase 960 por dia no Rio – ressaltou o comandante.

A cerimônia contou, ainda, com a tradicional entrega de comendas a militares (pertencentes à corporação ou não) e a civis.  Membros do Gabinete de Intervenção Federal, entre eles, o interventor General Braga Netto foi homenageado com a medalha Grão-Mestre da Ordem do Mérito de Bombeiro Militar no Grau Grã-Cruz.