Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio estão na África para apresentar expertise das equipes estaduais em grandes eventos

Uma comitiva das Secretarias de Estado de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ/CBMERJ) e de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), formada por oficiais com experiência em grandes eventos, segurança turística e em ações de gestão de multidão e prevenção de desastres, está na Tanzânia, entre os dias 13 e 24 de fevereiro, para apresentar experiências bem-sucedidas realizadas no Rio de Janeiro.
 
A visita faz parte de um projeto diplomático de reestruturação nacional para a promoção do crescimento de qualidade em áreas de infraestrutura na Tanzânia e em Zanzibar.
 
– A parceria tem como objetivo fortalecer a capacidade de resposta a emergências, além de aprimorar a infraestrutura para acompanhar o crescimento do turismo na região com a proximidade da Copa da África, em 2027, garantindo um ambiente seguro para moradores e visitantes – afirmou o tenente-coronel Renato Grigorovski, representante do CBMERJ na missão.
 
Os oficiais da PMERJ e do CBMERJ participaram ativamente dos grandes eventos ocorridos no Brasil, em especial no estado fluminense, como a Jornada Mundial da Juventude em 2013, a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e o G20. O grupo compõe a equipe de trabalho para incentivar a implementação de ações de reestruturação da segurança pública e de requalificação dos militares do país.
 
– Receber este convite é uma indicação de que estamos no caminho certo. Além disso, é uma grande honra representar a instituição na reformulação da segurança turística de um país – enfatizou o tenente-coronel Wallerson Scherrer, da PMERJ.
 
Além das visitas, foram realizadas trocas de experiências institucionais e em grandes eventos, por meio de fóruns de capacitação realizados em Zanzibar, dias 17 e 18/02, e na Tanzânia, dias 20 e 21/02, com a presença de policiais e bombeiros militares locais.
 
Em Zanzibar, a comitiva do RJ foi recebida por oficiais do governo tanzaniano, acompanhados da Ministra do Comércio e Desenvolvimento Industrial, Fatma Khamis, e pelo Cônsul do Brasil em Zanzibar, Abdulsamad Abdulrahim. Na Tanzânia, participaram da abertura do Fórum de Segurança o ministro dos Assuntos Internos, Maduhu Kazi, e o Embaixador do Brasil na Tanzânia, Gustavo Nogueira.
 

 

Cooperação Brasil-Tanzânia coloca a segurança pública do RJ como referência internacional
Pular para o conteúdo