Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Corpo de Bombeiros do Rio apoia o Novembro Azul

Diretoria Geral de Saúde promove ações diárias de conscientização sobre a saúde do homem
 
Em novembro, mês da conscientização sobre a saúde do homem, a Diretoria Geral de Saúde (DGS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promove palestras diárias sobre prevenção e combate ao câncer de próstata, o segundo mais letal para este grupo, atrás apenas do câncer de pulmão. 
Os encontros acontecem no Ambulatório do Hospital Central Aristarcho Pessoa, no Rio Comprido, e nas policlínicas espalhadas pelo interior do Estado, e beneficiam militares da ativa e da reserva, seus dependentes e pensionistas. 
– Prevenir é o melhor caminho. A Diretoria Geral de Saúde investe em informação para alertar sobre a incidência da doença, que vitimou cerca de 16 mil homens no ano passado no Brasil, e ressaltar a importância do autocuidado. É fundamental visitar regularmente um urologista. Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados tardiamente, quando a doença já está em estágios mais avançados, dificultando o tratamento. A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce – afirmou a coronel Andrea Lengruber, diretora Geral de Saúde. 

 

A orientação é de que, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame do toque retal.

 

– O procedimento permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Também é importante realizar um exame de sangue do tipo PSA – complementou a coronel. 

 

Entre os fatores de risco para a doença estão histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

 

Medidas preventiva importante contra o câncer de próstata incluem uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais, com menos gordura, principalmente as de origem animal.
Corpo de Bombeiros do Rio apoia o Novembro Azul
Pular para o conteúdo