Dia do Bombeiro também marca entrega de espadins aos novos cadetes da corporação
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) completou 167 anos no dia 2 de julho, quando se comemorou o Dia do Bombeiro. Para marcar a data, uma Missa em Ação de Graças foi realizada pelos capelães da corporação aos pés do Cristo Redentor.
As celebrações continuaram, na segunda-feira (03.07), às 19h, com a iluminação do monumento ao Cristo Redentor em vermelho, seguida da leitura da Oração do Bombeiro Militar e de uma bênção para a instituição centenária.
Simultaneamente, no Quartel do Comando-Geral do CBMERJ, no Centro do Rio, a tradicional solenidade em comemoração pelo aniversário da corporação foi celebrada. A festa, que foi aberta ao público, contou com a outorga de medalhas a personalidades civis e militares que se destacaram na parceria e apoio ao CBMERJ; a entrega de novas viaturas que vão reforçar a frota da corporação; além das boas-vindas aos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO), que recebem o Espadim Marechal Souza Aguiar.
– Cumprimos com o que foi prometido. Entregamos centenas de viaturas e equipamentos de última geração para o fortalecimento da tropa. Dessa forma, resgatamos o orgulho e a confiança do bombeiro militar, que se tornou um agente transformador na sociedade fluminense – declarou o secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
Ao final da cerimônia, as unidades especializadas da corporação fizeram uma demonstração técnico-profissional, onde simularam alguns dos principais salvamentos realizados diariamente pelos militares. Foram apresentadas técnicas de rapel, plano inclinado, escalada da torre, descida invertida, resgate subaquático, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar com motos e ambulância, entre outros. Os cães de busca e resgate da corporação também farão demonstrações de obediência e destreza.
Imagens: Ricardo Cassiano – CBMERJ