Iniciativa visa conscientizar motoristas sobre a importância de abrir passagem para viaturas da corporação.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) lança a campanha “Dê Passagem Para a Vida” com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância de abrir espaço no trânsito quando avistarem um veículo da corporação em serviço, com sirenes e luzes acionadas. A iniciativa busca reduzir o tempo de resposta dos bombeiros a ocorrências emergenciais, aumentando as chances de salvar vidas e minimizando os danos em situações críticas.
Por conta de um trânsito cada vez mais congestionado e de motoristas mais estressados a cada dia, a campanha tem o papel de destacar a relevância de ceder espaço de forma segura e ágil aos veículos de emergência. Ao abrir caminho para as viaturas dos bombeiros os motoristas contribuem significativamente para a agilidade na solução domas ocorrências, o que pode ser determinante em situações de urgência e emergência.
– Sabemos que cada milésimo de segundo pode fazer uma grande diferença para o socorro ser bem-sucedido. Portanto, contamos com colaboração da população para nos auxiliar abrindo espaço para que as viaturas da corporação possam avançar – disse o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
Ao longo da campanha, o Corpo de Bombeiros vai promover ações de conscientização através de vídeos educativos e que ilustram a situação nas redes sociais da corporação. A participação da sociedade é fundamental para o sucesso da iniciativa, uma vez que a mudança de comportamento no trânsito depende do engajamento de todos.
A campanha “Dê Passagem Para a Vida” destaca também a importância da empatia no trânsito, ressaltando que ao abrir caminho para os bombeiros, os motoristas estão contribuindo para a segurança de toda a comunidade e demonstrando solidariedade em momentos críticos.
– Juntos, podemos salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro para todos. Dê passagem para a vida e faça parte dessa corrente de solidariedade e respeito ao próximo – declarou o porta-voz do CBMERJ, major Fábio Contreiras