Fruto de parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os cursos tiveram dez meses de duração e formam os futuros gestores da corporação.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) formou, nesta quinta-feira (22.06), turmas dos MBAs Executivos em Gestão Estratégica e Operacional nas Organizações da Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os cursos, que tiveram cerca de dez meses de duração, capacitaram oficiais superiores e intermediários com uma formação atualizada e de alto nível, para o exercício, respectivamente, de cargos de comando e gerência na corporação.
Cerca de 150 militares do CBMERJ dos quadros de Oficiais Combatentes e Oficiais de Saúde se beneficiaram dos cursos promovidos pela FGV In Company. O programa foi elaborado de forma a abordar a natureza e os processos da administração pública no contexto específico da corporação.
O aprimoramento educacional se deu em nível de especialização lato-sensu (pós-graduação – MBA executivo) para o Curso Superior de Bombeiro Militar (CSBM) para tenentes-coronéis e para o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) para capitães, todos dos quadros de oficiais combatentes e de Saúde.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, destacou a qualidade da instituição e a relevância do curso a fim de modernizar o ensino na corporação.
– A corporação é referência em salvar vidas e a FGV é referência em ensino e na formação de líderes e gestores. Esse tipo parceria só traz benefício para a população fluminense, pois proporcionar um melhor ensino, uma melhor formação e os melhores professores para os militares, farão com que os Bombeiros do Rio continuem sendo referência de salvamento no Brasil – declarou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
Imagens: Ricardo Cassiano – CBMERJ