Durante a cerimônia, Grupamento também divulgou parceria com universidade para reforçar apoio psicológico aos militares
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) inaugurou, no dia 21 de maio, uma Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) nas dependências do quartel da Ilha do Governador (19º GBM). A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey. O novo espaço é mais um polo de atendimento para a tropa e vai beneficiar aosmilitares, pensionistas e dependentes.
Na ocasião, o comandante do 19º GBM divulgou a implantação do projeto “Bem Viver” na unidade. O programa surgiu de uma parceria firmada entre o quartel e o Centro de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, campus Ilha. O objetivo, segundo o comandante, tenente- coronel José Wallace Jardim da Silva, é reforçar o apoio psicológico aos militares da localidade (grupamento e destacamento).
MOTIVAÇÃO – Uma vez por semana, alunos e professores do curso de psicologia estarão no quartel para realização de palestras motivacionais com temas relacionados aos serviços prestados pelo CBMERJ. A ideia é gerenciar a carga emocional presente nas atividades do dia a dia. Os bombeiros também poderão ser ouvidos de forma pontual e individualizada caso seja necessário.
– O grande mal da próxima década não está relacionado às doenças do coração, e sim à depressão. Temos que prestar o melhor serviço possível à população e, por isso, este apoio é fundamental. Uma das metas é também preparar nossos militares para a passagem à inatividade. A mudança abrupta na rotina leva muitos a apresentarem sintomas de depressão – explicita o comandante Wallace.