Noções técnicas e administrativas das atividades da Polícia Militar e da corporação foram abordadas no evento.
Na segunda-feira (07.08), a Comissão de Direito Militar (CDM) da Ordem dos Advogados (OABRJ), em colaboração com a Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e o Centro de Criminalística (Ccrim) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), promoveu uma oficina de advocacia no auditório da OABRJ. O evento, centrado na discussão de questões técnicas e administrativas relacionadas à realização de perícias no âmbito militar, teve como destaque os Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
A corporação participou do segundo painel do evento, mediado por Aline Crivellari da Comissão de Direito Militar da OABRJ, onde foi destacado questões administrativas no âmbito estadual. Os tenentes coronéis Jeferson Corato e Thiago Alecrim, além do coronel Marcos Vinicius de Oliveira, representantes do CBMERJ, compartilharam suas perspectivas sobre a singularidade do trabalho do advogado no inquérito e na fase preliminar do processo penal militar.
O tenente-coronel Thiago Alecrim enfatizou a importância do advogado na busca por justiça e equidade no sistema legal, além de abordar desafios relacionados à produção de decisões dentro do sistema judiciário. Dessa forma, os Bombeiros do Rio se destacaram no evento ao contribuir com insights valiosos sobre a complexidade das perícias na área militar e o papel crucial dos advogados e operadores do Direito nesse contexto.
– Fortalecer cada vez mais a integração entre essas importantes instituições é fundamental para o desenvolvimento de tudo que foi abordado neste evento. Além disso, percebemos um aumento preocupante da violência direcionada à advocacia criminal e nossa união visa destacar o papel crucial da advocacia na defesa da ordem jurídica, garantindo que sua atuação permaneça em total harmonia com os princípios do processo penal – declarou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.