O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou, entre os dias 25 e 27 de maio, da banca de avaliação do Desafio Distrital de Salvamento Veicular. O evento, promovido pela Organização Mundial de Resgate (WRO), é a mais importante competição internacional de aprimoramento de profissionais da área de resgate em ambiente simulado.
A prova aconteceu em Brasília e teve a participação de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. As equipes foram formadas por militares exercendo as funções de comandantes, técnicos e socorristas. Pela primeira vez no país, uma equipe totalmente feminina participou de um evento deste tipo.
– Nossa tarefa foi avaliar as habilidades e competências exercidas pelos comandantes das ocorrências. Critérios como planejamento das ações, liderança do grupo e comunicação eficiente são analisados. A organização projeta cenários complexos para que as equipes possam resgatar a vítima, em um tempo máximo de vinte minutos, da maneira mais segura possível. Identificamos os pontos fortes, as fragilidades e, ao final, fornecemos um relatório, na busca do aprimoramento do serviço operacional – explicou o capitão Fábio Contreiras, representante do CBMERJ no evento e avaliador credenciado pela Organização Mundial de Resgate (WRO).
Desafio nacional será em julho
A corporação vai participar, entre os dias 12 e 14 de julho, do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, que ocorrerá em Curitiba, no Paraná. Bombeiros dos quartéis de Cabo Frio (18º GBM) e Irajá (24º GBM), primeiros colocados da etapa regional, vão representar o Rio de Janeiro na competição que reúne equipes de todo o Brasil.