Formação tradicional é oferecida desde 1976.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) formou uma nova turma do Curso de Habilitação ao Oficialato Administrativo e Especialista (CHOAE/2022), nesta terça-feira (27/12), em cerimônia realizada no Quartel do Comando Geral. A especialização visa proporcionar aos subtenentes e 1º sargentos do Corpo de Bombeiros a oportunidade de ingressar no Oficialato da corporação.
O curso foi realizado em modalidade mista: aulas presenciais no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e on-line no Ambiente Virtual do CBMERJ. A metodologia utilizada teve como objetivo não comprometer o desempenho das funções dos participantes em suas unidades de origem.
As disciplinas presenciais foram compostas de instruções técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar, Busca e Salvamento, Psicologia das Emergências e Técnicas de Combate a Incêndio, indispensáveis para o exercício da função de Comandante de Operações nos Grupamentos de Bombeiro Militar, além de Ordem Unida, que fortalece o espírito de corpo e a disciplina.
Já as aulas on-line disponibilizadas buscaram expandir as competências necessárias ao Oficial Bombeiro Militar como agente público dentro da realidade onde está inserido, das quais se destacam: Legislação e Regulamentos Militares; Direito Disciplinar; Direito Penal e Processual Penal Militar; Administração Militar; Ética Profissional; e Fundamentos da Gestão Pública.
A formatura contou com 78 novos oficiais administrativos. Durante as formalidades da ocasião, houve a entrega das espadas de conclusão de curso aos militares. Os três primeiros colocados receberam de forma personalizada, como mérito ao resultado obtido.
Em um dos momentos mais marcantes, foi feita uma homenagem à mãe da subtenente Maria Helena Bernardes Dias, que estaria se formando e, infelizmente, faleceu. A militar também foi lembrada por seus pares dando o nome à turma que se formou.
A solenidade foi aberta ao público, contando com a presença de familiares e amigos dos formandos; de autoridades civis e da corporação, como o Subcomandante-Geral e Chefe do Estado Maior Geral, coronel Rafael Camilo, e a Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tenente-coronel Ana Luz.
– O CHOAE é um divisor de águas na vida do militar, sendo um curso de extrema importância para a corporação. Na formação, os militares que entraram como praças e já carregam no mínimo 16 anos de experiência adquirem conhecimento para ingressarem no oficialato e são capacitados para assumir postos de comandos dentro das mais diversas unidades do CBMERJ. É um reforço de peso para a instituição – declarou a comandante do CFAP, tenente-coronel BM Ana Luz.