Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Corpo de Bombeiros RJ celebra 46 anos do CFAP e o Dia do Ensino

Solenidade homenageou militares responsáveis pela capacitação e formação na instituição

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) celebrou o aniversário de 46 anos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), nesta sexta-feira (25.06). A cerimônia marcou também o Dia do Ensino da corporação, instituído em 26 de junho de 2015. A solenidade aconteceu no Complexo de Ensino Coronel Sarmento (CEICS), em Guadalupe, e homenageou responsáveis pela capacitação e treinamento dos praças, destacando sua importância para a qualidade dos serviços prestados pelo CBMERJ à população.

 – Sem dúvida, aqueles que não valorizam seu passado, não são dignos de um próspero futuro. Nessa data, exaltamos as nossas origens, pois tudo, absolutamente tudo, começa pelo ensino. As tradições da corporação, as memórias gloriosas, os altos níveis de credibilidade da população e os bons resultados conquistados diariamente são fruto de um ensino forte e de uma doutrina rígida, capazes de capacitar e transformar comportamentos, transformando civis em bombeiros militares – discursou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Assim como o trabalho dos bombeiros não pode parar, o treinamento dos novos militares também não. Para o comandante-geral, é preciso estar em constante crescimento, renovação e aprimoramento, pois a sociedade muda com muita velocidade, trazendo novas atribuições e riscos, provocados por cenários de desastre que antes não existiam.

– Desde o começo da nossa gestão, estamos buscando estruturar as melhores condições para a preparação da tropa. Estamos realizando processos de aquisição dos equipamentos solicitados mediante a necessidade das unidades operacionais. Diversos cursos de especialização estão em andamento e os principais estabelecimentos de ensino regular continuam formando bombeiros, apesar da pandemia – afirmou o coronel Leandro.

Segundo o diretor de ensino, coronel Marcus Belchior, as unidades do Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento, vem recebendo recursos que estão sendo aplicados em reformas e novas construções:

– Os investimentos possibilitarão que recebamos mais alunos que, por sua vez, receberão instruções de qualidade, fundamentais para seu preparo físico, técnico e moral. No final do processo, quem sairá ganhando será a sociedade fluminense que poderá contar com profissionais altamente qualificados – destaca Belchior. 

Durante a solenidade, o comandante-geral reafirmou também que, em 2022, será inaugurada a nova academia da corporação.

– Como já anunciei, em 2022, vamos inaugurar a nova academia, iniciando uma fase mais que especial na formação dos oficiais. Além da estrutura digna e justa à nobreza da missão ‘aprender a comandar heróis’, com o novo currículo e o período do curso passando para quatro anos, vamos dar melhores condições para a dedicação do cadete, além do título de engenheiro de incêndio aos nossos futuros militares, finalizou o comandante. 

 

Equipe ACS

Corpo de Bombeiros RJ celebra 46 anos do CFAP e o Dia do Ensino
Pular para o conteúdo