O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou a formatura de cerca de 400 novos soldados, entre condutores e operadores de viaturas e militares da área marítima, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Guadalupe.
A cerimônia marcou a conclusão de oito meses de treinamento, divididos entre formação básica de bombeiro militar e instruções específicas para cada especialidade.
No total, 228 soldados foram capacitados como condutores e operadores de viaturas. Esses profissionais serão responsáveis pelo manuseio de veículos de emergência, como caminhões de combate a incêndio, ambulâncias, em operações diárias da corporação.
Na área marítima, cerca de 150 novos militares concluíram a formação. São profissionais especializados em atividades de resgate e salvamento com embarcações. O curso teve foco em técnicas de navegação e segurança aquática.
A formatura incluiu também dezesseis novas bombeiras militares que receberam o título de piloto de lancha, uma conquista significativa no contexto da corporação.
– A formatura dos novos soldados representa um marco significativo para o Corpo de Bombeiros, não apenas pela capacitação técnica que esses militares adquiriram ao longo dos últimos meses, mas também pelo compromisso renovado com a segurança e o bem-estar da população. A incorporação de mulheres na área marítima, após duas décadas, é um símbolo de avanço e inclusão na nossa corporação. Esses profissionais, sejam na condução de viaturas ou nas operações com embarcações no mar, estão preparados para enfrentar desafios diários e salvar vidas. – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral, coronel Tarciso Salles.
O treinamento de oito meses foi dividido em disciplinas gerais e específicas. Todos os formandos passaram por uma fase inicial de combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar e outras técnicas básicas de bombeiro militar, além de módulos avançados voltados para suas funções especializadas.
– Ver o pátio repleto de novos heróis é enxergar o futuro da nossa corporação. Esse momento é fruto da visão de um governo estadual empenhado em cuidar da população. Para isso, é necessário ter um Corpo de Bombeiros robusto e capaz. O poder operacional do CBMERJ foi fortalecido com aquisição de viaturas e embarcações de ponta e hoje entregamos a peça fundamental dessa engrenagem: os condutores e operadores – acrescentou o comandante-geral.