O governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, inauguraram, ontem (13.12), um Posto Avançado (PABM) na Cidade do Samba. O evento contou com a presença de autoridades, personalidades do samba e bombeiros de diferentes quartéis. 
 
O objetivo da unidade é reforçar a prevenção a incêndios nos barracões das Escolas de Samba e reduzir o tempo de resposta dos socorros em toda a área do Porto Maravilha, incluindo o Túnel Marcelo Allencar.  A instalação conta com quatro estruturas provisórias, onde estarão a postos bombeiros militares, equipados com uma viatura híbrida de salvamento e combate a incêndio.
 
De acordo com o governador Cláudio Castro, a nova estrutura vai gerar mais proteção para a comunidade do samba e para a cidade.
 
– Graças a um comandante jovem e aguerrido, conseguimos proporcionar  esta iniciativa. Nós queremos as escolas e o Carnaval do Rio estruturados e seguros – disse Claudio Castro.
 
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral da corporação, coronel Leandro Monteiro, explicou que a unidade é fruto de um termo de cooperação com a Liesa.
 
 – A estrutura vai agilizar o atendimento em caso de ocorrências nas agremiações. O efetivo vai dar cobertura, ainda, a toda a área portuária –  reforçou o coronel Leandro Monteiro.
 
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Jorge Perlingeiro, aproveitou a oportunidade para agradecer as autoridades.
 
– Este posto é motivo de orgulho e gratidão. Lidamos com materiais de alta combustão. Isso aqui é um sonho realizado: poder contar com uma guarnição de extrema competência vai ser fundamental para esta região revitalizada da zona portuária da qual fazemos parte – expôs o presidente.
 
A inauguração contou com presença da Banda Sinfônica da corporação e do corpo de cadetes, formando a guarda de honra do evento.
 

 

Foto: Ricardo Cassiano