Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Corpo de Bombeiros RJ implanta tecnologia QRCode nos hidrantes da capital

Projeto piloto, em parceria com a Cedae e com a UFRJ, está em andamento na orla de Copacabana. Objetivo é facilitar o fornecimento de dados para tomada de decisões em ocorrências de incêndio
 
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do Grupamento Técnico de Suprimento de Água para Incêndios (GTSAI), está implantando a tecnologia QRCode nos hidrantes da capital. Trata-se de um projeto piloto, em parceria com a Cedae e com o Laboratório de Geoprocessamento (LAGEOP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que está em andamento na orla de Copacabana. O objetivo é facilitar o fornecimento de dados para a tomada de decisões mediante as ocorrências de incêndio. A inovação também possibilitará ao cidadão o acesso aos dados relacionados à eficiência dos equipamentos instalados próximos às suas residências.
 
De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr., esta iniciativa é uma forma de aprimorar o trabalho da corporação e aproximar, cada vez mais, a administração pública do cidadão, de forma a prover mecanismos de fiscalização e integração, além da necessidade de agilidade, confiabilidade e presteza na manutenção dos hidrantes.
 
– Consciente deste cenário, estamos implantando um projeto piloto que prevê a erradicação deste novo propósito em demais áreas da cidade e do Estado. Sendo o Corpo de Bombeiros o principal usuário do sistema de abastecimento, necessitamos verificar no local da ocorrência se os hidrantes próximos das áreas afetadas possuem a vazão suficiente para o combate a incêndio, por exemplo. Além disso, os códigos permitirão, ainda, uma maior transparência da prestação de um serviço público, possibilitando o controle social sobre as atividades estatais – disse o coronel Robadey.
 
Vale ressaltar que o hidrante é um equipamento instalado pelas concessionárias/permissionárias responsáveis pelo abastecimento de água. De acordo com a legislação vigente, cabe ao mesmo órgão a operação, a manutenção, a execução de reparos e modificação, bem como fazer obras e serviços necessários para a ampliação e melhoria da rede. O Corpo de Bombeiros, seguindo a mesma lei, pode operar os registros em caso de incêndio.
 
De acordo com o comandante do GTSAI, tenente-coronel André Barros, a unidade, dentre outras atribuições, é responsável pela disseminação da doutrina de captação e suprimento de água para incêndios.
 
– A velocidade com que as inovações tecnológicas vão surgindo na sociedade impõe um dinamismo e uma necessidade de constante modernização. É missão do GTSAI buscar novas medidas para conseguir maior eficiência em nossos serviços – destacou o oficial.
 
QRCode – A ferramenta QR (sigla do inglês Quick Response, reposta rápida em português) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.

Com a instalação do QRCode, as principais informações do hidrante ficam disponíveis para consulta, como a vazão, data de vistoria, possíveis defeitos, entre outros.

22.12.2018

Corpo de Bombeiros RJ implanta tecnologia QRCode nos hidrantes da capital
Pular para o conteúdo