Espaço reúne estruturas e equipamentos voltados para o aprimoramento de técnicas e táticas operacionais
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inaugurou, na quinta-feira (01.11), o novo Centro de Treinamento Tático da corporação. As instalações ficam no quartel de Duque de Caxias (14º GBM), na Baixada Fluminense. O espaço reúne estruturas e equipamentos voltados para o aprimoramento de técnicas e táticas operacionais de combate a incêndios e de salvamentos diversos, incluindo ações em espaços confinados.
– A capacitação profissional permanente é de extrema importância para o desenvolvimento das habilidades da tropa e para o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento. Investimos na qualificação dos nossos militares, por meio de treinamentos frequentes, cursos de formação e de especialização, para garantir a excelência do socorro prestado à sociedade – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Roberto Robadey.
A unidade conta com torre para exercícios de salvamento em altura, edificação tipo casa de fumaça para treinamento em espaços confinados, área para atividade de socorro terrestre e veicular e oficina de tática de combate a incêndios.
– Este é o primeiro centro de treinamento deste segmento a ser implantado na Baixada Fluminense. O espaço contribuirá de forma relevante para a evolução técnico-profissional dos militares de Duque de Caxias e da região – disse o comandante de Bombeiros da Área da Baixada Fluminense, coronel De Moraes.
Fruto de parcerias com órgãos da iniciativa privada, as instalações também poderão ser utilizadas para capacitação e treinamento de profissionais civis atuantes nas áreas de prevenção e combate a acidentes e incêndios ou em atividades de segurança do trabalho.
– A qualificação de bombeiros civis, brigadistas de incêndio e demais agentes que dão apoio às atividades do CBMERJ gera benefícios diretos para a população – explicou o comandante do 14° GBM, tenente-coronel Carlos Rocha.
O Centro de Treinamento Tático recebeu o nome do subtenente Sérgio Rosa de Azeredo em homenagem aos serviços prestados pelo militar ao quartel de Duque de Caxias e ao CBMERJ.