Ação nacional consistiu em várias frentes de atuação: vistorias em edificações e eventos, salvamentos e atendimentos pré-hospitalares
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou, durante 24 horas, da Operação Tiradentes Adsumus. A ação, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de abril, é uma iniciativa do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG). Otrabalho consistiu na intensificação da atuação das tropas em prol da segurança em todo o país. Vistorias em edificações, estabelecimentos e eventos, salvamentos diversos, resgates e atendimentos pré-hospitalares fazem parte do escopo. Em todo o território fluminense, estiveram empenhados mais de 2.700 mil bombeiros e 650 viaturas. A missão foi, ainda, reforçada com empenho extra de cinco aeronaves, 36 embarcações e cães de busca e resgate. Foram contabilizados, às 6 horas desta quinta-feira (25.04), 648 atendimentos pré-hospitalares, 251 salvamentos, 166 vistorias, 72 combates a incêndios e 237 ações preventivas/educativas.
A data e o nome da operação foram escolhidos pelo CNCG, por conta do dia 21 de abril, dia de Tiradentes. Ocorreu simultaneamente em vários estados e no Distrito Federal, com o emprego de 90 mil homens e 30 mil viaturas dos Corpos de Bombeiros e das Polícias Militares.
Para o ministro da justiça Sérgio Moro, a operação ressalta a importância do trabalho dos militares em todo o território brasileiro.
– Acho importante prestigiar toda a dedicação e o sacrifício diários destes profissionais e considero fundamental marcar presença numa operação conjunta. Assim, podemos mostrar à população brasileira como são imprescindíveis para a segurança pública”, disse Moro em declaração ao portal G1.