Atividades foram voltadas para o treinamento de busca com cães
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA-Magé), participou, entre os dias 9 e 14 de setembro, do Treinamento de Busca com Cães de Restos Mortais organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina na cidade de Curitibanos. A segunda edição da instrução contou com atividades teóricas e práticas voltadas para a Introdução aos Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), condicionamento dos animais, entre outros.
Na ocasião, os militares do 2º GSFMA buscaram conhecimentos visando à iniciação do treinamento com os filhotes de Labrador Retriever do canil da corporação, que serão dedicados a esta especialidade.
Além da capacitação em si, o curso aliou a interação entre órgãos de segurança pública e a experiência de militares de diversos estados e de agentes da Polícia Civil. O intercâmbio possibilitou o aprofundamento das discussõessobre esta modalidade de atuação.
De acordo com o tenente-coronel Ramon Camilo, comandante do 2º GSFMA, a troca de informações entre as agências participantes favoreceu a evolução do serviço e possibilitou diversas frentes de estudo.
– Em cursos como este, realizamos pesquisas e experimentações doutrinárias, além de aprendermos novos métodos de treinamento. A especialização constante é fundamental para o cumprimento da missão – afirmou o oficial.
O subcomandante operacional do 2º GSFMA, major Luiz Diogo, ressaltou a importância da atualização na atividade de Busca, Resgate e Salvamento com Cães.
– O cão é um animal inteligente que evolui constantemente. As técnicas de adestramento preconizadas no curso são as mais proficientes existentes e servirão para potencializar o serviço desempenhado pela corporação.
A capacitação contou com militares e agentes de outros estados do país, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Amapá, Amazonas e Goiás.