O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou, entre os dias 22 e 25 de outubro, da realização da Etapa Sul da Certificação Nacional de Cães da LIGABOM (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil), que aconteceu em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul.
O evento avaliou 14 binômios (dupla fornada pelo condutor e seu cão) em diferentes especialidades de busca e resgate de vítimas em cenários desafiadores, que simulam operações reais. O CBMERJ atuou na direção e na arbitragem das provas reforçando o nível técnico das certificações.
-O aprimoramento contínuo das habilidades dos bombeiros e seus parceiros caninos é vital para garantir respostas rápidas e eficazes em operações de salvamento em desastres em todo o Brasil – afirmou o capitão Pellerano, chefe do canil do CBMERJ, que é membro do Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, da LIGABOM.
As provas envolveram varredura de área, buscas por restos mortais e por odor específico. Por se tratar de uma certificação de nível nacional, os cães aprovados poderão atuar em todos os estados brasileiros, quando for necessário apoio especializado.