Grupamento de Operações com Produtos Perigosos simulou a intervenção em um vazamento de produto químico
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), participou do NTC South América 2022. O evento internacional que aconteceu, entre os dias 22 e 24 de março, no Museu Histórico do Exército, na capital, reuniu especialistas civis e militares da comunidade sul-americana em defesa química, biológica, radiológica e nuclear. O encontro promoveu ampla troca de conhecimento entre os socorristas latino-americanos, por meio de exposições, conferências e demonstrações operacionais ao vivo.
O GOOP foi convidado pelo Primeiro Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN), uma das organizações militares coordenadoras do encontro, que além de conduzir uma demonstração interagências, viabilizou a apresentação de resposta a acidentes envolvendo produtos perigosos.
– O evento foi promovido pelo grupo de autoridade química nacional, composto pelo Ministério da Defesa, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério das Relações Exteriores. O CBMERJ participou com uma guarnição que simulou a intervenção em um vazamento de produto químico e a ativação de um Posto de Comando e Controle Avançado, uma das expertises da corporação – afirmou o tenente-coronel, Ricardo Esteves, comandante do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos.