Nesta segunda-feira (12.08), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio da Sala Lilás da corporação, promoveu um seminário sobre violência doméstica, com a participação da empresária Luiza Brunet; da Superintendente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Secretaria Estadual da Mulher, Giulia Luz; da ouvidora adjunta da Ouvidoria da Mulher da OAB-RJ, Maíra Barros; da ex-lutadora de MMA e criadora do programa Empoderadas, Érica Paes; além de autoridades do CBMERJ. O evento, que foi realizado no Auditório da Cedae, fez parte da mobilização nacional pelo enfrentamento à violência contra meninas e mulheres.
Em sua terceira edição, o seminário celebrou os 18 anos da Lei Maria da Penha e também abordou os desafios e avanços na luta contra a violência doméstica. Durante o evento, os participantes debateram as políticas públicas, iniciativas em andamento e o papel da segurança pública no combate ao problema.
O CBMERJ se destaca por seu pioneirismo na criação de um Centro de Referência ao Bombeiro Militar em Situação de Violência Doméstica e Familiar, inaugurado há dois anos. Desde junho de 2022, a Sala Lilás da corporação já prestou atendimento psicossocial a cerca de 100 bombeiros e seus dependentes, oferecendo suporte técnico e humanizado.
– O Corpo de Bombeiros do Rio foi o primeiro do Brasil a oferecer, ao público interno, um Centro de Referência, de acordo com a Norma Técnica do Governo Federal. O atendimento é feito, com todo o sigilo, por uma equipe de profissionais especializados, que inclui assistentes sociais e psicólogos. Os casos são acompanhados de forma técnica e humanizada. Estamos alinhados com as demandas da sociedade e com a importância do tema – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
Foto: Ricardo Cassiano/CBMERJ