Os pais do militar, José Valfrido Aparecido dos Santos e Erinete Solange da Silva Pereira dos Santos, além de outros familiares, foram recebidos pelo secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
Após a liturgia, coronel Leandro prestou sua homenagem ao bombeiro:
– Somos um grande corpo, onde todos exercemos um papel fundamental. Por isso, não deixamos nenhum de nós para trás. Vencemos nossos medos porque temos uns aos outros. Desde o primeiro momento, direcionamos nossos esforços e equipamentos para encontrar nosso oficial. A dor por esta perda é sentida em cada um de nossos corações – desabafou o comandante, que prestou continência ao pai e aos familiares do tenente.
Durante a solenidade, a família do militar foi condecorada com a medalha Eterno Herói. Eles presenciaram também a inauguração da Galeria de Heróis, criada para os que pereceram no cumprimento do dever.
– Estamos aqui numa cerimônia que deve, em primeiro lugar, levar conforto aos familiares do tenente Ítalo. É preciso que eles saibam que seu filho, marido e irmão ficará para sempre na memória de uma das instituições mais respeitadas do Estado. Sua camaradagem foi marca de sua convivência, pois era sabedor da importância da união na nossa profissão. Em nome de todos os bombeiros, me comprometo para tentar aliviar essa dor – finalizou o secretário.
A banda Sinfônica do CBMERJ e o grupo de gaiteiros de fole Brazilian Piper abrilhantaram o evento. Houve, ainda, chuva de pétalas.