Vinte e seis novos especialistas irão atuar na orla fluminense. Serviço será ampliado no Estado
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, no dia 24 de outubro, a formatura do Curso de Operador de Embarcação de Resgate (COER). Esta é a quinta turma da especialização e contou com 26 alunos. O evento aconteceu na sede daCoordenadoria de Embarcações de Resgate (CER). A capacitação, oferecida somente aos especialistas em salvamento no mar, já habilitou, em edições anteriores, 150 militares da corporação.
O serviço de salvamento aquático com embarcação de resgate foi implantado no Corpo de Bombeiros no verão de 2012/2013. Ele está presente em mais de 10 unidades ao longo do litoral do Estado. De acordo com o diretor do COER, tenente-coronel Paulo Costa, com a formação desses novos especialistas, a atividade será ampliada para outros quartéis.
– Em seis anos de atuação, centenas de vidas foram salvas e nenhum acidente foi registrado, seja com os próprios operadores, com os guarda-vidas ou com vítimas de afogamento resgatadas – disse o oficial.
Segundo ele, durante o curso, os alunos realizaram avaliações de cenários. E no período de estágio foram feitos 86 salvamentos de banhistas em situações de afogamento.
– Os números ratificam o alto valor de competência e de profissionalismo dos operadores de embarcações de resgate do CBMERJ e demonstram a capacitação técnica alcançada e a doutrina de responsabilidade e segurança disseminada com excelência pelo corpo docente – completou o tenente-coronel Paulo Costa.
08.11.2018