Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Corpo de Bombeiros RJ realiza formatura do Curso de Operador de Embarcação de Resgate

Militares passam a fazer parte do time de 260 operadores que atuam em todo Estado


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, na manhã desta sexta-feira (04.02), no 2º Grupamento Marítimo (2º GMar – Barra da Tijuca), a formatura de 32 alunos do Curso de Operador de Embarcação de Resgate (COER). O serviço de salvamento aquático com embarcações de resgate foi implantado pelo CBMERJ no verão de 2011 e, hoje, conta com 260 operadores em todo Estado.

Durante o treinamento, que dura quatro meses, os alunos aprendem a realizar avaliações de cenários e, no período de estágio, atuaram diretamente em salvamentos de banhistas em situações de afogamentos, seja operando botes infláveis de resgate ou motos-aquáticas.

Segundo o comandante do 2º GMar e diretor do curso, tenente-coronel Júlio Melo, a ideia de oferecer a instrução surgiu quando um oficial da corporação, coronel Andrade, foi para a Austrália conhecer os serviços com embarcações de resgate. Na época, ninguém trabalhava no Brasil com moto-aquática, apenas com botes infláveis.

– Nesses 11 anos de atuação dos profissionais formados pelo Curso de Operador de Embarcação de Resgate (COER), conseguimos evitar que milhares de vidas se perdessem nos mares, rios e lagoas do Estado. Nosso treinamento nunca para – disse o oficial.

Em sua fala, o coronel Rodrigo Bastos, comandante do CBA XI (Salvamentos Marítimos), lembrou o coronel Nilton Barros, um dos pioneiros a acreditar e investir na formação do grupamento. Ele também enalteceu o alto valor de competência e de profissionalismo dos militares do CBMERJ que realizam o curso:

– Os resultados obtidos pelo serviço de salvamento aquático com embarcações se espelham na confiança que a sociedade tem em nossos guarda-vidas. Isso demonstra a capacitação técnica alcançada e a doutrina de responsabilidade e segurança disseminada com excelência pelo corpo docente. Queria agradecer também ao coronel Leandro Monteiro, pois nunca tivemos tanto apoio, e hoje, temos condições de usar um material de alta qualidade – expôs o coronel.

Para o guarda-vidas e primeiro colocado nesta edição do COER, o 3º sargento Fernando Gonçalves, o curso é um divisor de águas na carreira do bombeiro-militar, uma vez que os orientadores apresentaram aos iniciantes o mundo náutico, ensinando técnicas diversas que serão fundamentais no cotidiano do seu trabalho:

– Com eles, aprendemos diferentes procedimentos estratégicos, além da importância do treinamento e da qualificação constante. Outro ensinamento que todos devem seguir à risca é de sempre agir com cautela em todas as etapas do salvamento – disse. 

Corpo de Bombeiros RJ realiza formatura do Curso de Operador de Embarcação de Resgate
Pular para o conteúdo