O Curso de Auxiliar de Perícia de Bombeiro Militar, que teve início em setembro, realizou, na tarde desta quarta-feira (19.10) uma aula especial ministrada por Daniele Amar Buttner, psicóloga da Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, diretora do Núcleo de Saúde Mental da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Nusmepol) e curadora do Laboratório de Psicologia da Procuradoria Geral do Estado (PGE), formada pelo CSI (Crime Scene Investigation), nos Estados Unidos. A atividade aconteceu em Niterói e abordou o tema: Comunicação não-verbal.
Durante a palestra, a profissional falou de elementos psicológicos da observação como atenção, percepção e impressão. Realizou dinâmicas e fez os alunos refletirem sobre tudo que influencia a atenção e o foco do observador, teorias que refletem fundamentalmente na prática do trabalho pericial.
O programa do curso é coordenado pela Diretoria de Pesquisas, Perícias e Testes (DPPT) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e tem duração de três meses. O conteúdo beneficia militares da corporação e da Polícia Militar, com o objetivo de preparar bombeiros para o exercício de funções técnicas, a fim de aumentar a agilidade e eficiência nos procedimentos para a apuração de causas de ocorrências diversas da corporação. Entre as disciplinas do curso estão Medicina legal, Balística, Explosivos, Merceologia, Acidentes de Trânsito, Fotografia, Perícia de incêndios, entre outras.
De acordo com o diretor da DPPT, tenente-coronel Marcelo Barros, para a atividade pericial militar é fundamental ampliar a visão dos nossos futuros auxiliares com conteúdos diversificados, visitas a outras instituições e estudos de casos