Ato prestou homenagem aos 162 anos do Corpo de Bombeiros do Rio
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) completou 162 anos na segunda-feira (02.07), quando se comemora o Dia Nacional do Bombeiro. Para marcar a data, o Cristo Redentor foi iluminado de vermelho, a cor característica da corporação.
Uma cerimônia religiosa foi celebrada, aos pés do cartão-postal, pelo cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. Autoridades militares e membros da instituição participaram da solenidade.
– Estamos sendo abençoados de braços abertos para darmos prosseguimento às nossas missões do dia a dia. Sinto orgulho em dizer que somos o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, uma instituição que, ao longo dos anos, concilia tradição e modernidade em repleta harmonia, sempre com o foco no atendimento de excelência ao cidadão – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey.
Cronograma de comemorações
As comemorações pelo aniversário da corporação começaram no domingo (01.07), com a corrida Soldado do Fogo, que reuniu cerca de 1,2 mil pessoas no Centro do Rio. Na quarta-feira (04.07), o Quartel Central se transformará no palco de uma grande festa, aberta ao público, com apresentação da Banda Sinfônica dos Bombeiros e exibição de simulados de salvamentos variados. Rapel, plano inclinado, escalada da torre, descida invertida, atividades subaquáticas no tanque em chamas, simulação de combate a incêndio e de atendimentos pré-hospitalares com motos e ambulâncias estão na programação, que tem início às 15 horas.