Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Programa fortalece parcerias para respostas mais eficazes em desastres 

Nesta quinta-feira (05.12), a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) promoveu, no Quartel Central do CBMERJ, o encontro da Rede Salvar. Durante o evento, foram realizadas a entrega de homenagens e certificados de participação, além da assinatura de termos de cooperação com organizações parceiras como Rio Solidário, Cruz Vermelha e Legião da Boa Vontade (LBV), entre outras.
 
Entre os homenageados, esteve presente no evento o coronel da reserva remunerada, Marcelo Hess, ex-subsecretário de Estado de Defesa Civil e um dos idealizadores da Rede Salvar.
 
Criada em 2017, a Rede Salvar é um programa da SEDEC-RJ que mobiliza parcerias com instituições públicas e privadas para fortalecer ações de resposta em situações de emergência e desastres. Apesar de sua interrupção durante a pandemia, o programa foi reativado em 2024 e já demonstra seu potencial de contribuição para a sociedade fluminense.  
 
A iniciativa busca unir esforços ao integrar voluntários e recursos de diversas instituições, proporcionando apoio direto aos agentes de emergência. Cada organização contribui de forma específica: logística, gestão de abrigos, assistência veterinária, atendimento de saúde ou suporte técnico em questões ambientais são algumas das frentes de atuação que tornam a Rede Salvar tão abrangente.  
 
Com foco na redução dos impactos causados por desastres e no alívio ao sofrimento das populações afetadas, a Rede Salvar reforça a importância da cooperação entre os setores público e privado. A SEDEC-RJ segue comprometida em ampliar essa rede de solidariedade e garantir respostas rápidas e eficientes em momentos críticos.
 
– A Rede Salvar é um exemplo de como a união de esforços pode transformar a resposta aos desastres. A reativação deste programa fortalece a capacidade de atuação da Defesa Civil, conectando instituições públicas e privadas para mitigar os impactos e aliviar o sofrimento das populações afetadas. Nosso objetivo é garantir que, em momentos de crise, tenhamos uma rede solidária, eficiente e preparada para atuar em diferentes frentes, sempre em prol da segurança e bem-estar da sociedade fluminense – declarou o secretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.
 
 
Foto: Ricardo Cassiano/CBMERJ

 

Defesa Civil Estadual promove encontro da Rede Salvar
Pular para o conteúdo