Defesa Civil RJ participa de exercício de resposta a emergência física nuclear

Atividade envolveu cerca de 50 agências e representantes dos três níveis governamentais: municipal, estadual e federal

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) participou, no dia 18 de novembro, do Exercício Parcial de Emergência e Segurança Física Nuclear da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende. A atividade envolveu cerca de 50 instituições, incluindo agências civis, militares e representantes dos três níveis governamentais: municipal, estadual e federal.

– O evento simulou a resposta dos órgãos a cenários hipotéticos envolvendo situações de incêndio, ataque cibernético e sobrevoo de drones nas instalações da fábrica. É um exercício complexo que serve como base para um programa de melhoria contínua da estrutura de resposta. O propósito é avaliar e, se for o caso, aperfeiçoar planos e procedimentos, além de treinar a estrutura de resposta à emergência e segurança física nuclear – afirmou o coordenador do CESTGEN-RJ, major Giovanni Mouta.

O Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CESTGEN-RJ), que faz parte da estrutura do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC-RJ), participou da operação juntamente com o Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CNAGEN), localizado em Brasília, as equipe de resposta da FCN e integrantes do Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência no Município de Resende (Copren/Res).

O (GSI/PR) Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON), supervisionou toda a atividade.

– Em função da pandemia, todos os participantes cumpriram os protocolos de prevenção previstos pelas autoridades competentes, incluindo testagem. Inclusive, houve participação por videoconferência dos membros das instituições que não puderam comparecer presencialmente aos respectivos Centros de Emergência – explicou o diretor do DGDEC, coronel Rodrigo Bastos.

Outras instituições que integraram a operação: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Ministério da Defesa, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Defesa Civil Municipal de Resende, Polícia Militar (PMERJ), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Eletronuclear.

Edição: Equipe ACS

Defesa Civil RJ participa de exercício de resposta a emergência física nuclear