Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Evento coordenado pela Defesa Civil Estadual discutiu fundamentos da gestão de desastres, apresentou protocolos de emissão de alertas e alarmes para prefeitos e testou integração entre órgãos em situações de crise 

 
Em preparação para o Verão, o Governo do Estado reuniu, em dois eventos simultâneos, representantes dos 92 municípios fluminenses e do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), composto por secretarias e agências estaduais, nesta quarta-feira (18.12), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A atividade, coordenada pela Defesa Civil Estadual, contou com palestras e um simulado de chuvas intensas, que testou o alinhamento e a integração entre os órgãos para a resposta a desastres e retomada à normalidade, de maneira ágil e eficaz, em áreas afetadas por eventos climáticos diversos.
 
Na ocasião, foram discutidos os fundamentos da gestão de desastres e apresentados os protocolos de emissão de alertas e alarmes para prefeitos, coordenadores e secretários de Defesa Civil. Também foram entregues os Cadernos e Cartilhas de Recomendações para os gestores municipais.
 
-O Estado oferece uma espécie de guia para as Prefeituras com sugestões de políticas públicas, ações e boas práticas para uma administração voltada para a redução do risco de desastres. O material, particularmente útil para os recém-eleitos, também orienta os prefeitos sobre a utilização de ferramentas de gestão desenvolvidas pela Defesa Civil Estadual para promoção da resiliência – explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Tarciso Salles.
 
O evento também marcou a entrega da Medalha Mérito da Defesa Civil do Estado para personalidades civis ou militares que tenham prestado relevantes serviços ao Estado e à comunidade fluminense em assuntos de Defesa Civil.
 
Durante a reunião do GRAC, no Gabinete de Gestão de Crise do CICC, foram tratadas a atualização dos planos de contingências setoriais para chuvas intensas e a participação e a cooperação técnica entre os órgãos envolvidos em casos de emergências.
 
-O Estado do Rio está pronto para as chuvas de Verão. Trabalhamos o ano todo, com investimentos robustos feitos pelo governador Claudio Castro em tecnologia e capacitação, em recursos materiais e humanos, visando à prevenção e também à pronta resposta em casos de tragédias. Fizemos o dever de casa. Antecipamos os cenários de crise, fizemos exercícios para alinhamento de forças, apoiamos e instruímos as prefeituras – reforçou o coronel Tarciso Salles.
 
 
Foto: Major Jane Lopes/CBMERJ

 

Em preparação para o Verão, Governo do Estado entrega guia de recomendações para os gestores municipais e realiza simulado de chuvas intensas
Pular para o conteúdo