Comando da corporação amplia capacidade de atendimento do sistema de Saúde, em meio à evolução de casos da Covid-19
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Leandro Monteiro, participou, neste sábado (05.12), da primeira reunião do recém-criado Gabinete de Crise do CBMERJ. Toda a estrutura da corporação foi empenhada em busca de soluções para aumentar a capacidade de atendimento do sistema de Saúde, em meio à evolução do número de casos da Covid-19.
– Ações estão sendo tomadas de forma emergencial, mas nosso intuito é que as mudanças sejam profundas e tenham caráter definitivo. Promovi trocas nos comandos da DGS (Diretoria Geral de Saúde) e do HCAP (Hospital Central Aristarcho Pessoa). Estamos trabalhando para ampliar o número de leitos e de vagas para marcação de consultas, um conhecido gargalo. Vamos enfrentar os problemas de frente e trazer resultados – afirmou o coronel Leandro Monteiro.
Hospital de Campanha
Entre as medidas já implementadas pelo comandante-geral visando ao enfrentamento do coronavírus está a reativação do Hospital de Campanha do CBMERJ. A estrutura será instalada ao lado do HCAP, no Rio Comprido.
– O Hospital de Campanha vai oferecer vagas exclusivas para casos suspeitos ou confirmados da doença, complementando a capacidade de atendimento do nosso hospital de referência – afirmou o oficial. – A assistência emergencial aos bombeiros ativos, inativos e seus dependentes é minha prioridade.
O Gabinete de Crise, sob a coordenação do chefe do Estado-Maior Geral (EMG), coronel Marcelo Pinheiro, conta com representantes da DGS (Diretoria Geral de Saúde), da DGAL (Diretoria Geral de Apoio Logístico), da DGAF (Departamento Geral de Administração e Finanças) e da DGF (Diretoria Geral de Finanças).
Produção: Equipe ACS