Evento ofereceu serviços diversos e atividades lúdicas na Praça Santos Dumont
O Quartel da Gávea (25º GBM) celebrou 92 anos, no dia 14 de fevereiro, na Praça Santos Dumont. Os militares ofereceram serviços gratuitos e atividades lúdicas diversas para marcar a data. Palestras sobre primeiros-socorros, demonstração profissional, arvorismo, tirolesa, exposição de materiais e equipamentos, além de aferição de pressão fizeram parte da programação.
O evento contou com a presença de alunos das escolas municipais e particulares do baixo Gávea, moradores e trabalhadores do bairro. E, segundo o comandante da unidade, tenente-coronel Carlos Rocha, o momento de maior comoção foi o hasteamento do Pavilhão Nacional ao som do Hino Brasileiro.
– O aniversário da unidade é dia 16. Mas preferimos comemorar em um dia útil para atrair, além do público escolar, os moradores e amigos do bairro – explicou o oficial, agradecendo o apoio de instituições privadas, da Associação de Moradores e Amigos da Gávea e da Subprefeitura da Zona Sul.
Também participaram do encontro o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), a Diretoria de Socorro e Emergência (DSE), o 1º GBM – Humaitá e o Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC).
Quartel Sustentável
O 25º GBM se destaca, além do serviço tradicional de salvamento e combate a incêndio, por ser pioneiro no quesito sustentabilidade. Com um trabalho iniciado no ano de 2017, a unidade é referência no uso sustentável da água da chuva. A parceria entre uma empresa de cisternas e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro é parte do programa Quartéis Sustentáveis, um projeto que visa economia de recursos e adoção de ações conscientes tendo como lema a regra dos três Rs: reutilizar, reduzir e reciclar.