Militares apresentaram plano de contingência do CBMERJ na prevenção e no enfrentamento
O Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP) recebeu, nesta quinta-feira (21.05), a visita do secretário estadual de Saúde, Fernando Ferry. Acompanhado do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Roberto Robadey Jr, ele percorreu as instalações fixas e provisórias montadas pela corporação para atendimento dos militares com suspeita ou confirmação de Covid-19. Também conheceu o plano de contingência que a Diretoria Geral de Saúde (DGS) estabeleceu visando à prevenção e o enfrentamento da epidemia nas fileiras do CBMERJ.
– Não podemos parar e, por isso, não medimos esforços para dar continuidade ao atendimento à população, sem descuidar da saúde dos militares. Implantamos uma série de protocolos e procedimentos operacionais de segurança, realizamos capacitações frequentes da tropa, reforçamos o estoque de equipamentos de proteção individual, investimos na sanitização das unidades, na imunização dos bombeiros e na assistência dos ativos, inativos e dependentes com casos de Covid-19 – afirmou o comandante-geral da corporação.
Triagem, telemonitoramento dos casos, realização de testes rápidos entre os militares e telepsicologia são estratégias utilizadas pela equipe de Saúde no cuidado com os pacientes.
– Estamos com uma média de quatro óbitos para cada 10 mil usuários do Sistema de Saúde da corporação, o que equivale a um percentual de 0,038% – explicou o diretor geral de Saúde, coronel Roberto Miura.