Palestras diárias serão ministradas na unidade, no Rio Comprido, até o fim do mês
O Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP) realizou, no dia 2 de abril, uma ação para lembrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A capitão Thaiz Motta, que é neurologista, realizou palestras para pacientes e acompanhantes sobre o transtorno. Ao longo do dia, cerca de 300 pessoas participaram da atividade. Até o fim do mês, a profissional vai repetir as apresentações, diariamente, sempre às 10 horas.
O portador de autismo pode apresentar dificuldade de interagir socialmente. Isso engloba, segundo a oficial, entre outros pontos, sofrer de distúrbios na comunicação com uso de palavras repetidas e ter problemas em manter um diálogo. As alterações comportamentais são visíveis.
– Este grupo sofre preconceito e o quadro ainda é subdiagnosticado. É fundamental o trabalho de inclusão para integração e autoestima desses pacientes. É importante a população ter este tipo de informação. O autismo não tem cura e o tratamento envolve suporte multidisciplinar. Quanto mais cedo inicia-se o tratamento, mais controlado fica a socialização e o desenvolvimento – resumiu a médica.