• 193 
  •  
  •  
  •  
  •  

Seja um Bombeiro

Guarda-vidas

A Carreira de Bombeiro Guarda-vidas

A qualquer hora, em qualquer tempo, em qualquer mar. O lema dos bombeiros guarda-vidas deixa claro a missão desses eternos guardiões do mar. As praias do Rio de Janeiro são os locais mais emblemáticos da cidade, mas por trás da beleza escondem-se inúmeros perigos que colocam os banhistas em risco com grande frequência. Cabe aos incansáveis guarda-vidas vencer as fortes ondas e correntezas para alcançar o afogado e retirar o mesmo em segurança da arrebentação. Seja a nado, nas motos aquáticas, botes de salvamento ou embarcações de resgate, o guarda-vida está sempre a postos para salvar. O símbolo da categoria é o golfinho, que representa a destreza, rapidez e fraternidade que o guarda-vida deve encarnar para cumprir sua função.

Função

Praticar o salvamento em ambientes aquáticos, em casos de emergência; educar a comunidade com o objetivo de orientar sobre riscos de afogamentos e acidentes.

Traços de Liderança

Ao atravessar nossas portas os individuos ganham traços de liderança que podem ser chamados durante toda uma vida. Julgamento, Integridade e tato são alguns dos traços de liderança que não só fazem parte para o cotidiano na Caserna, mas fazem para também formar cidadãos que atuarão na comunidade.

Líderes na Caserna e na Comunidade

Princípios como "dar o exemplo" e "tomar decisões oportunas" são lições continuas que aplicam-se na comunidade e em diversos setores. Valores e características como coragem, desenvoltura, a flexibilidade e a capacidade de inspirar, os definem como líderes.

Como Fazer inscrição
O Concurso para ingresso como Oficial Combatente do CBMERJ é feito anualmente por meio do Vestibular para a ABMDPII - Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, órgão de ensino superior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro responsável pela formação dos oficiais combatentes da Corporação, ocorrendo tradicionalmente no segundo semestre de cada ano. Atualmente, o Vestibular da ABMDP II é administrado pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
A abertura de Concursos para ingresso como Praça ou como Profissionais da Área de Saúde no CBMERJ, somente ocorre quando há vagas a serem preenchidas, e por isso não são previstas anualmente em períodos pré-definidos. A forma de ingresso mais procurada na Corporação é para o cargo de Soldado BM Combatente, para o qual não é exigida experiência profissional anterior, sendo disponibilizadas vagas para ambos os sexos. Além deste a Corporação também oferece vagas em seus Concursos para Praças em várias especialidades profissionais, a saber: Motorista, Mecânico (gasolina, diesel, lanterneiro, pintor, eletricista, injeção eletrônica, etc...), Músico, Auxiliar de Enfermagem, Atendente de Consultório Dentário, Tec. Radiologia, Marítimo, Guarda-vidas, Técnico em Emergências Médicas (equiv. paramédico), Artífice.

Requisitos básicos para inscrição:

Atenção: Os requisitos abaixo são meros exemplos, baseados no último Concurso e podem diferir dos constantes no Edital de um novo Concurso.

Ser brasileiro(a) nato(a);
Ter concluído o ensino médio (2º grau completo);
Estar em dia com as obrigações da Lei de Serviço Militar;
Se reservista, ter sido licenciado do serviço ativo, no mínimo, no comportamento “BOM”;
Não estar respondendo a processo de exclusão ou ter sido excluído, por motivo disciplinar, de qualquer instituição militar;
Não estar respondendo a processo ou inquérito criminal ou ter sido condenado por crime ou contravenção penal, civil ou militar. Se absolvido, salvo nas hipóteses de insuficiência de provas;
Se funcionário ou servidor público, não ter respondido nem estar respondendo a processo administrativo, cujo fundamento possa incompatibilizá-lo com o cargo de bombeiro militar;
Estar em dia com suas obrigações eleitorais;
Não apresentar patologia pré-existente, que constitua causa de incapacidade física, mesmo que temporária, ao serviço ativo no CBMERJ;
Se militar, ter autorização de seu Comandante, Chefe ou Diretor;
O candidato deverá estar em perfeitas condições físicas para realização dos testes de aptidão física.

MAIORES INFORMAÇÕES:
Toda e qualquer informação poderá ser conhecida através da 2ª Seção da Diretoria Geral de Pessoal do CBMERJ (DGP/2) – responsável pelo Recrutamento e Seleção de Pessoal, localizada na Praça da República, n° 29, Centro, Rio de Janeiro, RJ, pelos telefones (21) 2333-2989, e-mail dgp2@cbmerj.rj.gov.br ou na Unidade do Corpo de Bombeiros Militar de seu bairro ou de sua cidade.