Bombeiros se atualizaram quanto à identificação, captura e destinação das espécies
Militares dos quartéis de Petrópolis (15º GBM), Três Rios (DBM 1/15), Teresópolis (16º GBM), Nova Friburgo (6º GBM), Cordeiro (DBM 1/6) e Bom Jardim (DBM 3/6), agentes da Coordenadoria de Vigilância Ambiental e da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias de Petrópolis, além de acadêmicos de Biologia das universidades da região, participaram, no dia 13 de março, de um treinamento sobre identificação, captura e destinação de animais peçonhentos.
A instrução, promovida no quartel de Petrópolis, foi ministrada pelo Instituto Vital Brazil, e mostrou a importância de um rápido socorro às vítimas desses animais, além da captura dos mesmos para a produção de soros específicos.
De acordo com o tenente-coronel Ramon Camilo, comandante do quartel de Petrópolis, que também participou do evento, o curso foi motivado pelo alto índice de eventos envolvendo serpentes na localidade.
Para o capitão Daniel Campos Correia, chefe da seção de operações do 15º GBM, o conteúdo abordado é fundamental para evitar acidentes durante o resgate desses animais.
– Nós só temos a agradecer ao Instituto. Esse tipo de ocorrência deve ser tratada de forma cautelosa pela equipe com uso de equipamento e técnicas adequadas – destacou o capitão.