Treinamento tem o objetivo de otimizar os resultados durante os socorros na trilha
Militares do quartel do Humaitá (1º GBM) e do destacamento do Catete (DBM 1/1) realizaram, no dia 25 de janeiro, uma marcha de reconhecimento na trilha que se inicia no Parque Henrique Lage, no Jardim Botânico, e termina no morro do Corcovado. Durante o deslocamento, bombeiros especializados em salvamento em montanha e socorro florestal abordaram sobre nuances do percurso, pontos estratégicos e críticos a serem observados durante uma orientação diurna e noturna, principais equipamentos a serem utilizados, orientação com uso do GPS, topografia do terreno, características da área e melhores trajetos. Na ocasião, houve também uma explanação rápida sobre alguns eventos que ocorreram nesta trilha.
O Parque Henrique Lage (ou simplesmente Parque Lage) faz parte da área operacional do 1º GBM. É um parque público da cidade do Rio de Janeiro, localizado aos pés do morro do Corcovado. O local é muito procurado por cariocas e turistas, sendo uma das principais atrações a trilha que leva ao ponto turístico, cruzando as florestas do Parque Nacional da Tijuca. Em razão destas atividades desportivas, o 1º GBM realiza frequentemente diversos salvamentos na região.
De acordo com o subcomandante da unidade, major Alexandre Felizola, é fundamental que os bombeiros conheçam e entendam todas as características do trajeto, bem como os melhores caminhos que serão utilizados.
– Nosso objetivo é oferecer sempre o melhor atendimento aos eventos que ocorrem nesta região. Otimizar os resultados é nossa meta – disse o oficial.
Além do major Felizola, participaram da iniciativa o comandante do DBM 1/1- Catete, capitão Victor Marques, o subtenente Herdy e o sargento Pereira – todos especialistas neste tipo de socorro.
Edição: Equipe ACS