Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (02.12), no Quartel Central da Corporação  

Nesta segunda-feira (02.12), aniversário de Dom Pedro II, patrono do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), uma nova turma de militares que vai reforçar a segurança da população fluminense foi formada no pátio do Quartel Central.
 
Além da formatura, a cerimônia também contou com a entrega da Medalha Mérito Avante Bombeiro, a maior comenda do CBMERJ, e de outras medalhas, às personalidades civis e aos militares que contribuíram significativamente para a evolução da Corporação.
 
A solenidade marcou o ingresso de um segundo tenente e 21 aspirantes a oficiais às fileiras do Corpo de Bombeiros RJ. A turma recebeu as espadas alusivas à conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO), que prepara os militares para atuar nas unidades operacionais e comandar as equipes de socorro. 
 
– A turma 64, que leva o nome do Capitão Ítalo, herói tombado em serviço, é resultado da ascensão à responsabilidade de liderar e proteger a sociedade fluminense. De forma a perpetuar o espírito de heroísmo que caracteriza o CBMERJ, é fundamental que os novos militares se dediquem ao ensino e ao exercício recorrente dos valores de bombeiro militar, pois somente essa preparação vai garantir ação honrada e destemida no momento certo e de maneira necessária – disse o Secretário de Estado de Defesa Civil RJ e Comandante-Geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.
 
Além do coronel Tarciso Salles, o Governador do Estado do RJ, Cláudio Castro, e outras autoridades civis e militares estiveram presentes na ocasião.
 
– Esta nova turma integra o maior e melhor Corpo de Bombeiros do Brasil. Temos muito orgulho de já termos investido mais de R$ 1 bilhão na corporação, garantindo equipamentos de última geração e valorizando nossos agentes. Nosso objetivo é melhorar a vida da população e dos militares, com foco no ser humano por trás da farda. Este reforço contribui diretamente para ampliar a segurança no Estado – declarou o governador.
 
 
Medalhas entregues aos formandos 
 
Na oportunidade, os cadetes que concluíram o Curso de Formação de Oficiais (CFO) com nota 8 ou superior, e nota final em cada disciplina não inferior a 6,00 (seis) durante todo o curso, sem repetição de série, foram agraciados com o Prêmio General Lírio. A referida comenda é um grande estímulo aos futuros Oficiais do CBMERJ que, na busca de alcançarem tal premiação, estarão imbuídos em aprimorar seus conhecimentos técnico-profissionais.
 
Já a Medalha Comandante Moraes Antas – Aplicação e Estudo – foi destinada ao militar que ficou em primeiro lugar na turma e obteve o conceito muito bom, o recém-nomeado ao posto de 2º Tenente, Pablo Matheus Sondermann Mesquita. 
 
 
Homenagem ao Patrono da Corporação
 
Em celebração ao 199º aniversário de Dom Pedro II, o governador Cláudio Castro, acompanhado do coronel Tarciso Salles, realizou uma homenagem ao Imperador com o depósito de uma corbélia de flores junto ao seu busto, localizado no Quartel Central.
 
– Este dia resgata a memória de Dom Pedro II, que deu aos heróis da época uma farda para zelar e uma população para cuidar. Hoje somos mais fortes, mas com nossos valores e princípios preservados, buscamos a excelência conduzindo essa missão tão nobre de proteger a sociedade – finalizou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ.
 
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro é pioneiro no Brasil, sendo o primeiro do país a ser criado.
 
 
Foto: Ricardo Cassiano/CBMERJ

 

No Dia do Patrono, CBMERJ forma 64ª turma do Curso de Formação de Oficiais​
Pular para o conteúdo