A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informam que a transferência do gerenciamento do SAMU atendeu a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), tendo em vista o entendimento do órgão de que a competência para a execução deste serviço é da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Na quinta-feira (18.06), o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr., foi surpreendido com a declaração da deputada Enfermeira Rejane, durante sessão virtual da Alerj, de que a troca da gestão do SAMU tenha ocorrido por corrupção. O oficial, inclusive, já recebeu a parlamentar algumas vezes para discutir pautas referentes à corporação e não houve qualquer tipo de abordagem ao tema.
Como comandante de uma instituição comprometida e respeitada pela sociedade, com alto índice de aprovação pelos serviços prestados, o coronel Robadey é o primeiro a querer apurar tais fatos divulgados pela deputada. Desta forma, as informações serão solicitadas à Enfermeira Rejane a fim de que se faça uma rigorosa apuração interna para identificar a veracidade da afirmação.