Cerca de 400 militares estarão empenhados em eventos no Estado. Orla de Copacabana contará com projeto piloto nos hidrantes: tecnologia QRCode
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inicia, na tarde desta segunda-feira (31.12), a Operação Réveillon 2019. A corporação vai empenhar, no território fluminense, cerca de 400 militares nas principais áreas de concentração de público. A população conta, ainda, com os profissionais de plantão no serviço ordinário das unidades operacionais.
Em Copacabana, equipes mistas de combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar vão compor um quadro de aproximadamente 175 bombeiros – 35 deles dedicados às atividades de socorros marítimos. A operação vai disponibilizar também 29 viaturas e duas embarcações para realizar os atendimentos de emergência no entorno do evento.
Ainda na capital, militares estarão a postos em locais como Parque Madureira, Penha, Ilha do Governador, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Barra de Guaratiba, Flamengo, Paquetá e Sepetiba. Em outras regiões do Estado, onde há festa de virada do ano, profissionais e viaturas também estarão posicionados em pontos estratégicos.
Inovação – Para este ano, o Corpo de Bombeiros vai contar com a tecnologia QRCode nos hidrantes da orla de Copacabana. Trata-se de um projeto piloto, em parceria com a Cedae e com a UFRJ, que tem o objetivo de facilitar o fornecimento de dados para a tomada de decisões mediante ocorrências de incêndio. Durante a festa de Réveillon, em caso de necessidade, o sistema já poderá ser utilizado.
A previsão é expandir o serviço para demais regiões da capital e do Estado. A inovação disponibiliza as principais informações do hidrante para consulta, como a vazão, data de vistoria, possíveis defeitos, entre outros. Também possibilitará ao cidadão o acesso aos dados relacionados à eficiência dos equipamentos instalados próximos às suas residências.
A ferramenta QR (sigla do inglês Quick Response, reposta rápida em português) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.
Vale ressaltar que o hidrante é um equipamento instalado pelas concessionárias/permissionárias responsáveis pelo abastecimento de água. De acordo com a legislação vigente, cabe ao mesmo órgão a operação, a manutenção, a execução de reparos e modificação, bem como fazer obras e serviços necessários para a ampliação e melhoria da rede. O Corpo de Bombeiros, seguindo a mesma lei, é usuário do sistema e pode operar os registros em caso de incêndio.