Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Operação Réveillon reforça segurança na virada do ano

Cerca de 400 militares estarão empenhados em eventos no Estado. Orla de Copacabana contará com projeto piloto nos hidrantes: tecnologia QRCode
 
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inicia, na tarde desta segunda-feira (31.12), a Operação Réveillon 2019. A corporação vai empenhar, no território fluminense, cerca de 400 militares nas principais áreas de concentração de público. A população conta, ainda, com os profissionais de plantão no serviço ordinário das unidades operacionais.
 
Em Copacabana, equipes mistas de combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar vão compor um quadro de aproximadamente 175 bombeiros – 35 deles dedicados às atividades de socorros marítimos. A operação vai disponibilizar também 29 viaturas e duas embarcações para realizar os atendimentos de emergência no entorno do evento.
 
Ainda na capital, militares estarão a postos em locais como Parque Madureira, Penha, Ilha do Governador, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Barra de Guaratiba, Flamengo, Paquetá e Sepetiba. Em outras regiões do Estado, onde há festa de virada do ano, profissionais e viaturas também estarão posicionados em pontos estratégicos.
 
Inovação – Para este ano, o Corpo de Bombeiros vai contar com a tecnologia QRCode nos hidrantes da orla de Copacabana. Trata-se de um projeto piloto, em parceria com a Cedae e com a UFRJ, que tem o objetivo de facilitar o fornecimento de dados para a tomada de decisões mediante ocorrências de incêndio. Durante a festa de Réveillon, em caso de necessidade, o sistema já poderá ser utilizado.
 
A previsão é expandir o serviço para demais regiões da capital e do Estado. A inovação disponibiliza as principais informações do hidrante para consulta, como a vazão, data de vistoria, possíveis defeitos, entre outros. Também possibilitará ao cidadão o acesso aos dados relacionados à eficiência dos equipamentos instalados próximos às suas residências.
 
A ferramenta QR (sigla do inglês Quick Response, reposta rápida em português) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.
 
Vale ressaltar que o hidrante é um equipamento instalado pelas concessionárias/permissionárias responsáveis pelo abastecimento de água. De acordo com a legislação vigente, cabe ao mesmo órgão a operação, a manutenção, a execução de reparos e modificação, bem como fazer obras e serviços necessários para a ampliação e melhoria da rede. O Corpo de Bombeiros, seguindo a mesma lei, é usuário do sistema e pode operar os registros em caso de incêndio.
Operação Réveillon reforça segurança na virada do ano
Pular para o conteúdo