Atividades foram alusivas à Campanha Novembro Azul e focaram nas doenças da próstata
A 4ª Policlínica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), em Campos dos Goytacazes, realizou, durante o mês de novembro, uma série de visitas às unidades operacionais da Região Norte/Noroeste. A ação itinerante, que fez parte da Campanha Novembro Azul, teve o objetivo de alertar e disseminar informações quanto aos cuidados com a saúde do homem.
Nas ocasiões, houve atendimentos, foram esclarecidas dúvidas e abordadas questões sobre a importância da prevenção de doenças na próstata, como o câncer. As atividades foram ministradas pelo urologista da unidade com apoio das assistentes sociais.
– Devemos cuidar de nossa saúde de forma contínua. Mas aproveitamos a campanha para dedicar uma atenção especial à promoção da saúde dos homens da nossa corporação – disse o diretor da Policlínica de Campos, coronel Marcus Delfraro.
De acordo com o urologista capitão Fernando Portugal, o câncer é a doença mais conhecida da próstata. No entanto, existem outros problemas.
– A glândula pode apresentar, ainda, um crescimento benigno, que atinge boa parte dos homens e gera dificuldade de micção, por exemplo. Tem também a prostatite, que é uma inflamação. Por isso a importância da prevenção e do acompanhamento médico – ressaltou o oficial.