Trajeto, até então nunca escalado até o cume, recebeu o nome de Sabor dos Ventos e está aberto para o público
Militares do quartel de Nova Friburgo (6° GBM) conquistaram uma nova via de escalada em uma das montanhas que compõem o Maciço da Caledônia. Hoje, o trajeto, até então nunca escalado até o cume, está aberto para os amantes de trilhas e escaladas. É preciso, no entanto, ficar atento ao grau de dificuldade da subida e aos riscos que este tipo de lazer oferece.
Os bombeiros executaram sete investidas, totalizando aproximadamente 70 horas de operação na execução dos trabalhos. Uma média de 10 horas ininterruptas por dia de escalada em rocha.
O Maciço do Caledônia é uma formação rochosa situada no interior do Parque Estadual dos Três Picos (PETP). Faz divisa entre os municípios de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, que tem como ponto culminante o Pico do Caledônia, com 2.257 metros de altitude. Seu cume possibilita a visualização da Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, do Grande Rio (São Gonçalo, Niterói e Itaboraí), da Baixada Fluminense, entre outros locais.
Atualmente a via encontra-se ativa e com as seguintes características sugeridas:
- Grau sugerido: 5° V (5° grau de dificuldade de escalada)
- Grau de duração: D2 (meio dia de escalada)
- Grau de exposição: E3 (proteção regular com trechos perigosos)
Fique ligado nas orientações antes de se aventurar em uma trilha:
Informe-se aonde ir, como ir e com quem ir, ou seja, planeje a atividade; conheça como é o percurso, o grau de dificuldade e o tempo de duração;
Deixe avisado na sua casa ou na casa de amigos o local da caminhada;
Leve água (no mínimo 2 litros); uma mochila pequena para levar lanches, frutas e barras de cereal; estojo de primeiros socorros; uma lanterna (com pilha extra); sacos plásticos para depositar o lixo e telefone celular.