O Quartel de Teresópolis (16º GBM) está implantando a tecnologia QRCode na manutenção de primeiro escalão e no sistema de abastecimento das viaturas. O projeto piloto, em teste desde fevereiro, foi idealizado pelo tenente Salgueiro, chefe da Subseção de Manutenção e Transporte (SsMT) da unidade, e pelo tenente Candez, lotado na Corregedoria Interna da corporação. A inovação deve ser ampliada, futuramente, para toda a região Serrana.
– Um código QR foi criado para cada viatura e para o sistema de abastecimento do 16º GBM. Eles direcionam o condutor/operador da viatura para um formulário, um tipo de check-list preenchido on-line, que permite o gerenciamento preciso, em tempo real, de vários indicadores, como: quilometragem, consumo (km/l), troca de óleo, histórico de manutenção, entre outros – explicou o tenente-coronel Fábio Gonçalves, comandante da unidade.
Além da economia em combustível, o controle on-time do estoque da unidade também reduz gastos com papel. Segundo os autores da proposta, aproximadamente 1.500 folhas deixarão de ser usadas na confecção de livros e relatórios da unidade em 2019.
– A iniciativa aumenta a gerência e o profissionalismo no que tange à manutenção preventiva e ao estoque de combustível e vai proporcionar total controle da frota que integra o CBA. Os códigos permitirão, ainda, uma maior transparência na prestação do serviço público – afirmou o coronel Simão, responsável pelo Comando de Bombeiros de Área II (Serrana).
QRCode – A ferramenta QR (sigla do inglês Quick Response, reposta rápida em português) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.