Atividade tem como objetivo preparar os militares para situações adversas e destacar a importância da prevenção
Bombeiros do quartel do Humaitá (1º GBM) realizaram, no dia 25 de novembro, um treinamento no Shopping Rio Sul, em Botafogo. Cerca de 100 pessoas participaram do exercício, que simulou uma ocorrência de busca e salvamento de pessoas por ataque com arma de fogo e princípio de incêndio. Houve, ainda, desocupação da edificação. A brigada e funcionários do estabelecimento comercial participaram da operação.
De acordo com o comandante do 1º GBM, tenente-coronel Márcio Neves, a atividade tinha como cenário um ataque por arma de fogo aos frequentadores do cinema, seguido de incêndio provocado pelo autor dos disparos, que tinha como objetivo tirar a atenção dos responsáveis pela segurança do local.
– Nossos bombeiros puderam exercitar os conhecimentos práticos de busca, resgate e salvamento. Assim como os brigadistas da edificação colocaram em prática as técnicas de combate a incêndio. O atendimento pré-hospitalar foi feito em conjunto entre as equipes de militares e do shopping – disse.
O oficial aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da prevenção para a redução de riscos de desastres, assim como a necessidade de se conhecer os pontos críticos das edificações e suas vulnerabilidades.
– Este tipo de treinamento é de grande relevância para todos os participantes. Tanto para o conhecimento da estrutura arquitetônica, dos riscos, quanto para o controle emocional para situações adversas – completou o tenente-coronel Márcio Neves.