Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Sala Lilás do CBMERJ promove palestras em alusão aos 21 Dias pelo Fim da Violência contra a Mulher

Evento contou com a presença de diversos palestrantes da área 

Nesta quarta-feira (27.11), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), através do Centro de Referência a Violência Doméstica e Familiar – Sala Lilás, e em parceria com a Ouvidoria da Mulher da OAB/RJ e o Instituto Justiça Delas, realizou um circuito de palestras em alusão aos 21 Dias pelo Fim da Violência contra a Mulher. O evento aconteceu no auditório do Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe.
 
A violência doméstica é um grave problema que afeta inúmeras mulheres em todo o mundo. Não deve ser vista apenas como um conflito entre casais, mas como uma questão social, uma vez que pode envolver outros membros da família, como filhos e pais. Esse tipo de violência se manifesta de diversas formas, incluindo abuso físico, emocional, sexual e financeiro.
 
De acordo com os gráficos disponibilizados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, a violência doméstica afeta desproporcionalmente as mulheres negras devido a razões historicamente conhecidas. Essa desigualdade reforça a necessidade urgente de abordar e combater esse problema com uma atenção especial à dupla vulnerabilidade das mulheres negras.
 
Por este motivo, a campanha mundial “21 Dias pelo Fim da Violência contra a Mulher”, iniciada em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, tem como objetivo conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres de todas as etnias. As ações desta campanha recebem apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e seguem até o dia 10 de dezembro, data que marca a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948.
 
Nesse sentido, a Ten-Cel BM Vanessa Amaral, Coordenadora do CRVD/CBMERJ, destacou que a equipe, composta por assistentes sociais e psicólogos, está à disposição para oferecer aos militares da Corporação e seus dependentes, de maneira confidencial, assistência psicossocial, acolhimento, apoio, conscientização, informações e orientações sobre os direitos e serviços públicos disponíveis para mulheres em situação de violência.
 
O evento contou, ainda, com a presença de diversos palestrantes, como: o Dr. Dario Córdoba Posada, psicólogo voltado para questões de gênero; a Dra. Andréa Tinoco, ouvidora da Ouvidoria da Mulher da OAB/RJ; a Dra. Maíra Barros, ouvidora adjunta da Ouvidoria da Mulher OAB/RJ; e a Dra Isabelle Faria, diretora administrativa do Instituto Justiça Delas.
 
 
Foto: Capitão Tássia/CBMERJ

 

Sala Lilás do CBMERJ promove palestras em alusão aos 21 Dias pelo Fim da Violência contra a Mulher
Pular para o conteúdo