No dia 7 de setembro, o 3° sargento guarda-vidas Roberto Costa, do Corpo de Bombeiros Militar Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), lançou o livro “Água Salgada, Atenção Dobrada” na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O livro foi premiado como melhor obra infantojuvenil na 5ª Edição do Prêmio Ecos da Literatura em maio deste ano.
O objetivo do livro é ensinar, de forma lúdica, como as crianças devem se comportar na praia para evitar afogamentos e tornar o banho de mar mais seguro. Durante o evento, o sargento interagiu com crianças, pais e professores, destacando a importância de discutir o tema em casa e nas escolas.
O afogamento é a segunda principal causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos, e a quarta em pessoas com idades entre 5 e 24 anos. A iniciativa do sargento reforça a importância de ações educativas para reduzir esses índices e garantir a segurança no lazer em casa e à beira-mar.
O lançamento na Bienal representa a participação do CBMERJ em um evento de relevância nacional, alinhando a missão da corporação de proteger vidas com a promoção de educação preventiva.