Unidades administrativas, operacionais e assistenciais aferem a temperatura de militares e civis ao ingressarem na instituição
Seguindo as medidas de enfrentamento à propagação do coronavírus, a Secretaria de Estado de Defesa Civil, por meio da Diretoria Geral de Saúde, adquiriu cerca de 200 termômetros infravermelhos de aferição da temperatura a distância. Todos os quartéis receberam o material, assim como as unidades de Saúde, a Diretoria Geral de Controle e Operações, a Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II e o Centro de Suprimentos e Manutenção. A iniciativa objetiva identificar, precocemente, militares ou civis com sintomas de contaminação pelo novo coronavírus e, dessa forma, aplicar as medidas de segurança necessárias e conter a dinâmica de contágio nas dependências da instituição.
Segundo o diretor geral de Saúde, coronel Roberto Miúra, os equipamentos são de fácil manuseio e a aferição é bem rápida. Os termômetros vem sendo usados desde a primeira semana de abril.
– Basta clicar no botão inicial e posicionar o mesmo adequadamente, aguardando a leitura. Um alarme sonoro será ouvido quando a temperatura for maior do que 37,8º C. Nestes casos, quem apresentar, ainda, sintomas tais como tosse, dor de garganta, dores musculares e desconforto respiratório são orientados a procurar uma unidade de saúde – esmiuçou Miúra.