Sedec-RJ e CBMERJ promovem simulados de desocupação em escolas

Ação marcou o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres

O Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres foi comemorado nesta quinta-feira (29.11). Para marcar a data e promover a cultura da prevenção na sociedade, a Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizaram simulados de desocupação em 90 escolas públicas do território fluminense. Mais de 25 mil alunos, professores e funcionários foram mobilizados pelo exercício em 35 municípios.

A ação contou com aproximadamente 300 bombeiros militares, agentes estaduais e municipais de Defesa Civil, 60 agências e 33 quartéis do  CBMERJ. Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Angra dos Reis, Paraty, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Macaé, Cabo Frio, Araruama, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Resende, Barra Mansa, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis estão entre as cidades participantes.

– Alunos e professores foram orientados sobre prevenção e escape em caso de acidentes diversos e incêndios. Os treinamentos também serviram para otimizar a integração entre os órgãos e aperfeiçoar as ações de resposta a desastres – explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey Jr.

Próximas agendas:

No dia 5 de dezembro, a secretaria realiza o lançamento do Plano de Emergência do Estado e do Plano Verão 2019. Na ocasião, os 92 municípios vão conhecer o planejamento da Defesa Civil do Estado para enfrentamento de ocorrências envolvendo chuvas fortes ao longo do próximo ano. Também, neste dia, serão inauguradas as novas instalações do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil e do Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil, na capital.

Em 11 de dezembro, a Defesa Civil Estadual participa de um seminário sobre resposta à emergência de derramamento de óleo na Baía de Guanabara. Para fechar o calendário comemorativo, o 15º aniversário da Escola de Defesa Civil será celebrado no dia 19.

Sedec-RJ e CBMERJ promovem simulados de desocupação em escolas